top of page

Juiz de Fora está entre os municípios com maiores variações econômicas positivas


Material publicado no jornal Diário Regional em 03 de Março de 207

A cidade de Juiz de Fora está entre os municípios com maior variação do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem), medido pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), associado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O relatório avaliou o período de novembro de 2016, em comparação com o mesmo mês em 2015, no qual a cidade foi beneficiada pelo aumento das exportações de produtos e maior geração de emprego, o que fez com que seguisse entre as dez economias mais importantes no estado.

O Professor de economia da UFJF e coordenador do projeto, Fernando Perobelli, explicou que o comportamento da variação ao longo de um ano tende a ser parecido com o período do ano anterior. Ele comentou também sobre um dos fatores que mais beneficiaram a cidade. “O setor siderúrgico da cidade é muito forte. O aumento no volume de importações de minerais foi fundamental. Essa matéria prima é utilizada de forma mais intensa nos processos produtivos, o que justifica o aumento na variação com relação ao período do ano passado”, relatou.

Houve também uma variação na movimentação de empregos na comparação do período. Os setores de agricultura e agropecuária geraram mais empregos, surpreendendo a todos que esperavam grande aquecimento no comércio. “Surpreendeu porque novembro é o mês de contratação para as atividades do fim de ano. Esperávamos o aquecimento no setor de comércio. A crise é a principal responsável por ele não ter se expandido, o que gerou esse aquecimento na agropecuária”, comentou Perobelli. “Se um setor no município está importando mais e esse produto entra no processo produtivo, as empresas contratam mais e, caso o lucro aumente, o salário também aumenta”, completou.

A cidade está em sétimo lugar no ranking de atividade econômica apresentado pela pesquisa e em primeiro na mesoregião da Zona da Mata. De acordo com o relatório, as exportações de produtos manufaturados cresceram 56,35%, enquanto as exportações de minerais aumentaram 28,3%.

O professor ainda acredita que, em um curto período de tempo, o país retomará o crescimento econômico, fazendo com que a variação seja bem maior já para o próximo ano. “Estamos em um processo de reforma estrutural da economia. A diminuição da taxa de juros é um dos indicadores que podem potencializar esse crescimento. Talvez a variação aumente já próximo ano, se for comparada ao período de retração econômica atual”, finalizou.


Você precisa ler
Posts recentes
Arquivo
CMC Jr nas Redes
bottom of page