Indicador aponta crescimento de JF
Material publicado no jornal Tribuna de Minas em 03 de Março de 2017
O saldo da economia juiz-forana foi positivo em novembro do ano passado, de acordo com os números do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM). Segundo o índice apurado pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a cidade apresentou crescimento da atividade econômica em novembro, se comparado ao mesmo período de 2015.
O resultado favorável no recorte foi beneficiado pelo aumento das exportações e maior geração de empregos no setor agropecuário. Em novembro de 2016, quando comparado com o cenário observado um ano antes, as exportações de produtos manufaturados cresceram 56,35%, enquanto as exportações de minerais aumentaram 28,3%.
Ainda segundo o IAEM, as maiores variações positivas observadas nos municípios alvos do estudo foram registradas em Uberlândia e Juiz de Fora. Nas duas situações, as economias foram beneficiadas pelo aumento das exportações de produtos e maior geração de emprego. Com o resultado, os municípios seguem entre as dez economias mais importantes de Minas Gerais.