top of page

Projeto aponta variação positiva em economia de Juiz de Fora

Material publicado no portal G1 - Zona da Mata no dia 01/03/2017

Exportações e setor agropecuário foram destaques em novembro de 2016. Dados são do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem).

Juiz de Fora foi uma das cidades que registrou maior variação do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem), medido pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), que é vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os dados foram divulgados pelo projeto de extensão e são referentes a novembro de 2016, em comparação com o mesmo mês em 2015. Segundo o relatório, a cidade foi beneficiadas pelo aumento das exportações de produtos e maior geração de emprego.

O Iaem foi criado em 2016 e monitora mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros. Para isso, leva em consideração aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito, arrecadação de impostos, entre outros.

A cidade permanece em sétimo lugar no ranking de atividade econômica e em primeiro na mesoregião da Zona da Mata. De acordo com as informações do relatório, as exportações de produtos manufaturados cresceram 56,35%, enquanto as exportações de minerais aumentaram 28,3%. O estudo mostrou que a maior geração de empregos foi no setor agropecuário, onde Juiz de Fora ganhou posições em relação aos demais municípios do estado. Para os analistas, o resultado positivo pode ser explicado pela movimentação bancária do município, seguida da arrecadação municipal e abertura econômica.

Zona da Mata

O fato de toda a região ter apenas Juiz de Fora nas primeiras posições revela que o desempenho da cidade não é forte o suficiente para gerar efeitos econômicos nos municípios vizinhos. No entanto, os dados apontaram o movimento positivo em outras cidades da região.

Viçosa, por exemplo, registrou crescimento de 6,29% dos depósitos à vista do setor privado e de 2,08% dos que foram feitos em poupança. Já em Ubá e Cataguases foram observadas perdas relativas de posições em relação a novembro de 2015.

Campo das Vertentes Apenas Barbacena representa a região entre os 43 principais municípios do estado, ou seja, a economia da cidade está entre as 5% mais fortes de Minas Gerais. A atividade bancária foi o fator que mais contribuiu para o desempenho no Iaem.

Em novembro de 2015, o primeiro lugar era de Barroso, que agora está na quinta posição. Já São João del Rei apresentou estabilidade relativa e Carandaíobteve ganho relativo de posições.


Você precisa ler
Posts recentes
Arquivo
CMC Jr nas Redes
bottom of page