Pesquisa aponta índice econômico de JF
Material publicado no jornal Diário Regional em 07 de Fevereiro de 2017
A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) referentes ao mês de setembro de 2016.
Redução de exportações afeta Juiz de Fora
Segundo o indicador, Juiz de Fora apresentou redução na abertura comercial e na geração de postos de trabalho. O município apresentou um menor volume de exportações e importações de produtos manufaturados, com queda de 113,64% e 61,92%, respectivamente, se comparado ao mês anterior.
A redução na geração de postos de trabalho foi impulsionada pelo menor saldo de empregos na indústria de transformação e de serviço. Na indústria de transformação, a redução na produção têxtil e de artefatos de tecidos afetou a geração de empregos. No setor de serviços, a queda deve-se a baixa movimentação em diversas atividades, como construção civil, comércio atacadista, transportes e comunicações.
Atividade bancária
Segundo professor e coordenador da pesquisa, Fernando Perobelli, o aumento da atividade bancária pode contribuir para a economia da cidade. “Houve um aumento nos depósitos bancários, o que pode potencializar a atividade econômica na cidade.”