Os números do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) - Outubro/2016
A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulga hoje, 01, os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) referentes ao mês de outubro de 2016.
De acordo com o IAEM, as economias com baixa atividade estão concentradas nas mesorregiões do Norte de Minas, Vale do Rio Doce e Zona da Mata Mineira. Enquanto as economias com maior nível de atividade estão aglomeradas nas mesorregiões Metropolitana de Belo Horizonte, Sul/Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Em outubro, as maiores variações do indicador foram registradas nos municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte, que seguem entre as cinco economias mais importantes no Estado. Já na geração de empregos, as regiões do Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste e Noroeste de Minas foram as que mais criaram postos de trabalho no mês analisado.
Aumento da arrecadação beneficia municípios do Norte de Minas
Na mesorregião do Norte de Minas, o aumento na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Importados) beneficiou os municípios de Jaíba e Grão Mongol.
Em outubro, Jaíba registrou crescimento de 75,12% da arrecadação de ICMS no setor de serviços e de 36,1% na arrecadação de IPI, se comparado ao mês anterior. O resultado positivo fez com que o município saltasse da 10ª colocação (em setembro) para 5ª, em outubro, no ranking na mesorregião.
Grão Mongol também foi beneficiada pelo aumento no recolhimento de impostos. A cidade subiu 7 posições no ranking, saindo da 15ª para 8ª posição.
Patrocínio e Iturama apresentam maior abertura comercial
Patrocínio e Iturama, localizados na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, apresentaram crescimento no volume de exportações, se comparado ao mês anterior. O resultado beneficiou os municípios, que passaram, respectivamente, da 9ª para a 6ª posição, e da 11ª para a 8ª posição no ranking da mesorregião;
Em Patrocínio, o aumento do volume de exportações de produtos manufaturados chegou a 179,63%, se comparado ao mês anterior (setembro). O resultado impactou a geração de empregos formais, que apresentou saldo positivo no setor de mineração.
A maior abertura comercial também beneficiou a cidade de Iturama. O município registrou crescimento de 47,56% na exportação de produtos agropecuários, e de 33,79% das exportações de produtos manufaturados.
Passa Tempo sobre 12 posições no Ranking Oeste de Minas.
O município de Passa Tempo, na mesorregião do Oeste de Minas, ganhou doze posições no ranking das economias com maior atividade econômica da região, se comparado ao mesmo mês do ano passado (Outubro/2015). A cidade saltou da 22ª para a 10ª posição em outubro deste ano. Dentre os fatores que levaram ao crescimento econômico da cidade está o crescimento de 84,75% na arrecadação do ICMS da indústria de extração, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Juiz de Fora apresenta menor atividade econômica.
Juiz de Fora apresentou redução da atividade econômica em outubro, se comparado ao mês anterior. Apesar do crescimento na arrecadação bancária, o município registrou queda na geração de emprego e na abertura comercial.
A menor geração de empregos foi resultado da diminuição no saldo de contratações no setor agrícola e pecuária. Já a redução do índice de abertura comercial foi motivada pela diminuição das importações de produtos da mineração e da manufatura, que registraram queda de 83,55% e de 21,37%, respectivamente, quando comparadas ao mês de setembro.
O resultado foi amenizado pelo aumento da arrecadação bancária, que apresentou crescimento de 93,08% nos depósitos bancários e de 64,38% no recebimento de impostos como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), contribuições previdenciárias, tributos federais, estaduais e municipais, além do FGTS.
IAEM
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o IAEM é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.
Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do IAEM, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O INDICADOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA MUNICIPAL (IEAM):