4 Ações para realizar seus sonhos em 2017
Um novo ano acabou de chegar e você com certeza já fez planos de várias mudanças. Mas já pensou em quantos desses planos você realmente colocou em prática nos anos anteriores? Será que falta persistência ou eles não são factíveis em termos financeiros ou de tempo? Que tal se te ajudarmos a traçar ações para alcançar suas metas e realizar seus sonhos em 2017?
1ª AÇÃO: Estabelecer prioridades em todos os âmbitos da vida
Antes de buscar ganhar dinheiro é necessário organizar o tempo de acordo com tudo aquilo que você acha importante na sua vida. O prazer em realizar as atividades faz com que você seja mais produtivo e feliz. Busque fazer aquilo que goste e junte a isso as companhias que quer perto, também valorizando os gostos de quem está te acompanhando.
Tarefa: faça uma lista com as pessoas, atividades e sonhos de consumo que você quer manter e conquistar durante esse ano. Sempre avalie se está trabalhado para manter as pessoas por perto, realizar as atividades que gosta e ter o que realmente deseja.
Exemplo: a prioridade é “passar mais tempo com a minha família e ela comigo”. Talvez reservar o domingo para se desligar dos seus afazeres cotidianos satisfaça essa prioridade, sem demandar qualquer outra reformulação em outra área de sua vida.
2ª AÇÃO: Traças metas
Prioridades e metas são dois itens diferentes. Prioridade é tudo aquilo que você considera essencial, meta está relacionado com “como” e “quando“ alcançar suas prioridades.
Tarefa: escolhidas as prioridades, defina metas para as áreas da sua vida que você elegeu como prioritárias. Você deve especificá-las em detalhes, sempre verificando o que seria necessário para atingi-las, ou seja, garantindo que elas sejam factíveis.
Exemplo: talvez, nos dias de semana, você queira passar mais 2 horas diárias com sua família ou dormir 2 horas mais cedo. Mas de onde virá esse tempo? É possível renegociar o tempo de trabalho sem perda financeira para o orçamento familiar? Se não for possível evitar a perda, é possível cortar itens do orçamento para adequá-lo à nova renda? É isso que você e sua família realmente desejam? Se sim, quando essa meta poderá ser implementada? Ao longo do processo, tenha sempre em mente a pergunta: "isso é realmente uma prioridade para mim?". Essa pergunta deve ser feita sempre, pois só nos esforçamos para conquistar aquilo que realmente entendemos que faça diferença em nossa vida.
3ª AÇÃO: Faça um apanhado de seus gastos financeiros
É necessário ter controle de todas as transações financeiras. Normalmente só sabemos de onde vem o que ganhamos e sempre nos perdemos na hora de controlar os gastos. E, assim, o dinheiro se perde e nada do que queremos acontece. É importantíssimo eliminar gastos ou procurar formas mais baratas de atender suas necessidades. Exemplos: a academia que você paga e não vai porque a logística é complicada, o plano de TV a cabo que você não usa porque prioriza outro entretenimento.
Tarefa: junte os boletos bancários, faturas de cartão de crédito, contas de luz, água, telefone, aluguel e anote todas as saídas de dinheiro de 2016, por menores que tenham sido. Escolha aquilo que você quer manter (ou mesmo melhorar) em 2017 e elimine os excessos.
Exemplo: anote, em um caderno, desde o cafezinho na padaria à prestação do carro ou da casa. No fim do mês, tire um tempo para avaliar quais são os gastos que você pode cortar de maneira factível, como a gasolina que você pode economizar indo a pé até certos lugares. Note que essa decisão pode ajudar no cumprimento de outras metas, como a de um estilo de vida mais saudável ou a de economizar com a academia. Ao mesmo tempo, pode conflitar com a meta de ter mais tempo para a família ou para o sono. Porque “conflitos” desse tipo podem existir, ter em mente a lista de prioridades é fundamental
4ª AÇÃO: Aprenda sobre os tipos de investimentos
Com prioridades definidas, metas estabelecidas e corte de gastos não prioritários, a ação que falta é combinar seus sonhos com seus investimentos e fluxo financeiro.
Sair da poupança é uma forma de não perder poder de compra e ainda fazer seu dinheiro render na proporção do juros que você espera e do risco que você está disposto a correr. Existem vários produtos de Renda Fixa e Renda Variável que, com certeza, podem ajudar a acelerar suas conquistas. Procurar saber a respeito deles é o primeiro passo para investir no que mais se encaixa no seu perfil.
Continue acompanhando nossa página. Em breve, um post sobre os tipos de investimento, suas vantagens e desvantagens estarão aqui. Além do perfil de investidor que mais combina com cada um deles.