6 dicas para cortar despesas no seu orçamento pessoal
Na maioria das vezes, as pessoas tentam reduzir gastos em grande escala e acabam se frustrando por não terem sucesso. Mas, com essas 6 dicas, você diminuirá suas despesas em pequenas áreas e vai notar como isso fará diferença no final do mês!
1ª Dica Faça um levantamento e avalie quais são os principais gastos do mês. Divida-os entre obrigatórios e supérfluos. Fazer um ranking de acordo com as prioridades é uma forma clara de notar onde há possibilidade de cortes.
2ª Dica
Não ignorar gastos pequenos. A contabilização de todos os gastos é essencial para o orçamento ser eficaz. Contas "fantasmas" podem virar uma bola de neve. Por mais que o gasto pareça irrelevante perto dos demais deve sim ser apurado. Então, sempre anote aquele cafezinho depois do almoço ou aquela gorjeta.
3ª Dica:
Deixar os aparelhos eletrônicos desligados quando não estiverem sendo usados. Aquela luzinha do microondas ou da televisão pode parecer inofensiva para o orçamento, porém gera um gasto significativo ao longo do tempo.
4ª Dica:
Sempre faça uma pesquisa de preço antes de comprar. Tenha um plano B, considere pesquisar produtos similares e versões que saiam mais em conta. É bom lembrar que o parcelamento em muitas vezes é algo perigoso, avalie a real necessidade e sua capacidade de honrar as prestações até o fim.
5ª Dica:
Faça uma lista antes de ir ao supermercado e nunca vá às compras com fome. Esse é um ambiente de muitas tentações e ter controle das reais necessidades evita distração com os desejos supérfluos.
6ª Dica: Negociar as dívidas é sempre uma boa opção para quem não possui meios para quitá-las imediatamente. Reformulações na forma de pagamento (trocar o cartão de crédito por dinheiro quando se vai às compras) também podem desapertar o orçamento, além de serem ótimas situações para rever decisões de compra.