top of page

40 anos se passaram...

Texto enviado por alunos graduados na Faculdade de Economia em 1976

1976-2016... Quarenta anos se passaram, desde o momento em que deixamos a Faculdade de Economia da UFJF para ingressarmos no mercado de trabalho, com muitos sonhos e muita garra. O tempo passou rápido, mas, neste período, vivenciamos muitas modificações no mundo com o desenvolvimento de tecnologias, tais como o aparecimento dos microcomputadores.

Em comemoração à data, voltamos a Juiz de Fora para um encontro, em que se destacou a alegria e a amizade cultivada durante aqueles anos. Mas a felicidade de um grupo, que permaneceu mais alguns dias na cidade, foi ainda maior, ao ser convidado pela professora Roselene Perlatto, do departamento de Geografia da universidade, esposa de um amigo também pertencente àquela turma, para visitar o campus e constatar a expansão ocorrida ali ao longo dos anos.

O grupo ansiava por conhecer as novas instalações da Faculdade de Economia e, depois, rever o antigo prédio, onde nós estudamos e cultivamos aquela bela amizade. No novo prédio a surpresa foi indizível.

O grupo foi recepcionado pela Doutora Fernanda Perobelli, professora adjunta de Finanças. Ao longo da visita a emoção do grupo crescia ao tomar conhecimento da grande transformação qualitativa ocorrida em todos os aspectos, com professores doutores, estrutura física satisfatória com cada aluno em sua estação de trabalho, e muitas outras melhorias, inclusive a implantação na faculdade dos cursos de mestrado e doutorado e outros projetos sendo estudados para serem implantados, mostrando o grande dinamismo da nova geração de docentes.

Foi especialmente gratificante saber que nossa Faculdade de Economia tem atingido elevado nível de excelência na classificação da Capes, hoje recebendo alunos de muitas partes do país pelo Programa ANPEC. Também sobre o engajamento no Programa de Educação Financeira da população, bem como na elaboração e acompanhamento de indicadores regionais de crescimento e nível de atividade da Zona da Mata Mineira, trabalho coordenado pelo Professor Doutor Fernando Perobelli.

Mas isto ainda não era suficiente para testar a capacidade de nossos corações em relação a emoções forte, uma vez que o mais bonito foi o acolhimento dos professores ao grupo, principalmente da professora Fernanda. O tratamento dispensado por eles a nós mostrou o que é a beleza da vida, ou seja, o tempo passa, as gerações se sucedem, mas o antigo teve o seu tempo, deixou sua contribuição e por isto é visto com respeito por uma geração jovem, dinâmica e idealista.

Por tudo que foi falado o grupo saiu daquela visita realizado e feliz, diante da constatação da melhoria de qualidade ocorrida em “nossa faculdade” e com a certeza de que ela está apta a colocar no mercado de trabalho grandes profissionais.

Ao final da visita a emoção também foi grande com o retorno do pequeno grupo de ex-alunos às antigas instalações da Faculdade de Economia, aquela que permanece em nossas recordações. Percorrer os corredores e escadas, revendo a secretaria, auditório, cantina e salas de aula, fez nossos pensamentos voarem longe. Fizemos questão de fotografar aqueles ambientes onde há mais de quarenta anos sonhávamos com nossas futuras carreiras de economistas. Foi uma tarde mágica!

E assim voltamos às cidades onde fomos realizar nossos sonhos e à vida de cada um de nós, gratificados pela oportunidade de revisitar ambientes de um passado que compartilhamos e onde surgiu essa amizade que comemoramos alegremente no sábado, 23 de julho.

Anexamos o registro da visita em uma foto com a Professora Fernanda na porta de entrada da nova Faculdade de Economia, bem como fotos da turma de formandos de 1976, na época, e do grupo que esteve presente ao Encontro, formulando votos de sucesso aos alunos e atuais professores da inesquecível Faculdade de Economia da UFJF.


Você precisa ler
Posts recentes
Arquivo
CMC Jr nas Redes
bottom of page