Economia nas Escolas encerra programação do primeiro semestre.
O Projeto Economia nas Escolas, iniciativa de extensão vinculada à Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, finalizou as atividades programadas para o primeiro semestre de 2016. A proposta, integrante do grupo Conjuntura e Mercados Consultoria Júnior (CMC Jr.), tem por objetivo levar os princípios básicos da Economia e Educação Financeira aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade, divulgando informações que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes.
O projeto é dividido em 4 encontros, preparados e ministrados por graduandos de Economia. Os temas apresentados são correlatos a disciplinas presentes na grade curricular do ensino médio, a fim de fomentar a interdisciplinaridade dos conteúdos.
No primeiro encontro, intitulado “O que é economia?”, o aluno é convidado a conhecer a Ciências Econômicas e seus principais conceitos; em “Estruturas e Mercados”, temas amplamente discutidos na disciplina de Geografia, como monopólio concorrência e mercados ganham uma visão econômica, mostrando como a interação desses afeta as decisões dos agentes econômicos; “Plano Real” tem o intuito de expor um panorama histórico dos principais métodos de combate à inflação no Brasil, aderente às discussões da disciplina de História; o último encontro, “Educação Financeira”, tem como objetivo conscientizar os alunos da importância da educação financeira no orçamento pessoal e familiar, de maneira prática, trazendo reflexões sobre conceitos de consumo, poupança e investimento e sua aplicação no cotidiano.
Para a coordenadora do projeto em exercício Professora Tatiana Vidal, o projeto traz a economia e a educação financeira para o dia a dia dos alunos, proporcionando a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. “Com o conhecimento econômico e financeiro, esses cidadãos podem promover verdadeiras mudanças não apenas em seus lares, mas também contribuir com o desenvolvimento de esferas mais abrangentes, como seu município, estado e, por que não, o país.”
Neste primeiro semestre de 2016, as palestras foram oferecidas aos alunos do terceiro ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, conhecido como Escola Normal. O Instituto aderiu à proposta de forma muito positiva e a parceria continuará para o segundo semestre.
Segundo o diretor da Escola Normal, Leonardo Ferreira da Silva, essas iniciativas são de extrema importância para as escolas, já que são maneiras diferentes e interativas de disseminação de conhecimentos sobre conteúdos extracurriculares. “A educação tem um importante papel no processo de humanização das relações entre os homens e no processo de transformação da realidade social. O projeto [Economia nas Escolas] tem o compromisso de mostrar as transformações sociais, partindo da problematização da prática, algo inovador para os alunos do EJA.”
Para maiores informações sobre o projeto Economia nas Escolas, entre em contato pelo e-mail cmcjr.ufjf@gmail.com, pelo telefone ou na página CMC Jr no Facebook. A CMC Jr está localizada no 2º andar da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora.